rain maker - Costa Rica

não se descreve a chuva. e só se dá por ela quando falta ou cai em demasia. assim é este blog. é, ou não é.

8.23.2005

mãos sujas de alegria


La Esperanza, el pan y la alegria...
XX Concurso de Ojodigital: NIÑOS, La Esperanza

foi já há muito tempo mas como lembra bem!

tinham mudado mais uma vez de casa na procura de melhor trabalho para o pai. ele lutava muito, não cruzava os braços face às dificuldades, nunca o fez.

a criança ainda mal entendia isso, se sequer entendia.

era de pouco apetite. mas àquela hora da tarde comia sempre pão, era costume e disso ela gostava. de mastigar os jantares de prato cheio é que não. preferia brincar na rua ao ar, sem casa que se avistasse na distância. eram mais baratas as rendas nas casas fora dos povoados.

- mãe, dê-me pão com manteiga se faz favor.

pediu. a mãe não respondeu. a criança estranhou. não teria ela ouvido? costumava apressar-se a dar-lho antes que se arrependesse e dissessse já não ter fome. insistiu, é que o estômago falava mais alto nessa hora.

- mãe, o meu pão com manteiga...

a mãe olhou-a com um olhar diferente. engoliu seco e disse:

- espera mais um bocadinho até o pai chegar, não há manteiga e a mãe não tem dinheiro para a ir comprar.

o pai viria tarde? deu consigo a pensar.

- mas tenho fome!

- só tenho margarina vaqueiro...

olhos castanhos tristes. pobre mãe.

- então como com margarina. mas corta a mãe.

era tão bom o pão! mesmo com aquilo.

correu para a rua como de costume, para não perder pitada até o sol se pôr.

era já noite quando o pai voltou. tinha a mãe uma panela de sopa de grão pronta no lume.

- tens as mãos cheias de gordura. se te agarras assim ao pai suja-lo todo. vai lavar as mãos, vai!

não foi. tinhas as mãos sujas de alegria e assim se atirou ao pescoço do pai, como sempre fazia.

13 gotas:

Blogger romero deixou estas gotas

Sabes que los niños menores de cinco años con retardo de talla ascienden a 182 millones por todo el mundo ? :(
Gracias por ese tu post, es importante esas cosas.

Besitos :)

23/8/05 1:02 da tarde  
Blogger Papo-seco deixou estas gotas

:)

23/8/05 1:41 da tarde  
Blogger dffdfd deixou estas gotas

"mãos sujas de alegria" - que transportam com um sorriso no rosto o pão tão esperado para o sacear da fome, talvez com o destina de partilha daqule pão recebido. Esta imagem fala por si!

23/8/05 2:03 da tarde  
Blogger batista filho deixou estas gotas

Tu, no teu melhor. Nas adversidades da vida, ergue-se a própria vida, prenhe de esperança nas "mãos sujas de alegria" de uma criança. Louvor.
Clap, clap, clap!

Obs. Se possível, e quando possível, se achar por bem, coloca uma imagem no post da ilha. É teu. Coloca ou não. A decisão é tua.

23/8/05 2:32 da tarde  
Blogger Cristina deixou estas gotas

só para deixar um beijo.
belo post, imagens que falam.

23/8/05 2:36 da tarde  
Blogger paper life deixou estas gotas

Agora você me deixou sem voz, Batista. :)

Deixo o seu endereço para que me entenda quem quiser passar pelo "ilha dos mutuns" - http://ilhamutuns.blogspot.com/

Obrigada. Beijo Grande para si.

Madalena

23/8/05 2:49 da tarde  
Blogger Menina_marota deixou estas gotas

Que belo título... mãos sujas de alegria... a sensibilidade à flor da pele...

Grata por este momento sublime!

Um abraço terno ;)

23/8/05 3:33 da tarde  
Blogger wind deixou estas gotas

Mas que post mais ternurento para com as crianças:) Infelizmente há muitas a passar fome:( Não nos podemos esquecer disso! beijos

23/8/05 3:35 da tarde  
Blogger LUA DE LOBOS deixou estas gotas

tu és fabulosa:)

23/8/05 5:03 da tarde  
Blogger requiescatinpacem deixou estas gotas

Está bem!!!...... agora escreve o que achas sobre o que leste, Boa?!?!?

Kiss

23/8/05 5:09 da tarde  
Blogger paper life deixou estas gotas

ahahahahaha

já tinna saudades tuas resquiaqualquercoisa, verdade!

Benvindo a esta humilde e "escura" casa.

:D :D :D

23/8/05 5:12 da tarde  
Blogger pi deixou estas gotas

TErnura, realismo e muito mais. Um dia eu disse: Mãe, quero pão com manteiga, e minha mãe mostrou-me o manteigueiro vazio, mas eu na minha inocência dos meus 5 ou 6 anos nao entendi, bati com o pé no chão, barafustei, e exigi quero PAO COM MANTEIGA.Infernizei tanto que minha mãe perdeu a cabeça. Foi a primeira sova que levei a sério...Hoje passados mais de 30 anos li este texto e lembrei-me. Minha mãe, já não existe....já posso comer o pao com manteiga...mas....

24/8/05 8:44 da manhã  
Blogger Caracolinha deixou estas gotas

Minha mais linda ... como eu costumo dizer ... não vale fazer chorar ... xiça, eu também engoli em seco ao ler ...

És uma mulher muito bonita ... sabes, não é ????

~:o)

24/8/05 2:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home