rain maker - Costa Rica

não se descreve a chuva. e só se dá por ela quando falta ou cai em demasia. assim é este blog. é, ou não é.

7.25.2005

"...leite das pedras"


muitas vezes passeara na serra ao fim de tarde ou pela manhã.

ajudava a pensar ou a parar de pensar, contemplando apenas a serenidade que vinha dos cheiros a urze e alfazema, dos mugidos ou balidos do gado que descia aos redis, ou partia para o pasto, consoante a hora que escolhera.

hoje voltava pela primeira vez desde o que acontecera. adiou muitas vezes o reencontro. nada podia voltar a ser igual.

perdera o brilho do olhar. tinha secado as lágrimas mas elas , se contidas, provocam uma película de sal que altera a visão e não há beleza que penetre. sabia-o há anos.

passara tanto tempo?

sim, passara.

agora vivia só, como os mendigos das esquinas. mais que esses. eles ainda partilham a cerveja ou o bagaço matinal, pedinchado aos passantes, com os seus iguais.

que poderia e com quem partilhar?

perdera tudo. tinha a alma vazia.

dinheiro? ao caso não tinha qualquer préstimo, mesmo esse era pouco. nem a isso se prendera nunca.

olhou em volta. o rio tinha secado. não se espantou.

- se voltasse a ver aquela limpidez corrente voltaria a chorar, secou para mim, por mim.

os risos de cristal das suas crias ecoavam nas veredas, nas estradas, nas praias.

- olhe ele!

- comemos entrecosto grelhado ali, pai?

- olhe ela!

- eu gosto mais de peixe. paramos ali, pai?

- ainda falta muito para o restaurante?

- mas afinal vocês querem ir à praia ou comer?

- as duas coisas!

os risos - o rio a gargalhar.

sim, era melhor que o rio tivesse secado. não haveria ecos desse tempo.

- olha um jeep!

"com capota xem capota ele é jeep é cámião

mehari, xitroen, dá boleia de alegria com mais ANIMAXÃO"!!!"

- ai os meus ouvidos! ó xico axobio, quando é que tu aprendes a dizer os cês?

- eu XEI, mãe!

- ah, pois xabes!

risos. cristal. rio corrente sobre pedrinhas brancas, gargalhando.

olha de novo a ressequida serra, tão distraída que tropeça e cai. não tenta levantar-se. cheira a terra cinzenta, semimorta.

- está como eu, a terra.

é um declive e a força anímica esvaiu-se por complecto com queda.

- ficar aqui. ficar. parar por fim.

estende o braço num gesto involuntário, primitivo. agarra o único tufo de erva que, mais que viu sentiu, e acaba por erguer-se.

- parecem malmequeres, malmequeres bravos no meio da terra morta.

como se de repente jorrasse leite novo da velha Terra Mãe!

ficou-se por ali, já sem memórias. arrancou uma pequena flor que pôs atrás da orelha e foi descendo ( ou subindo?) devagar.

quem a visse pensaria que falava sozinha, mas não, trauteava sem se dar conta a antiga cantilena publicitária:

"com capota xem capota ele é jeep é camião?..."

- tenho de aprender a tirar leite das pedras, como os malmequeres.



16 gotas:

Blogger batista filho deixou estas gotas

Bom dia!
É só mais um bom dia...!
(como tantos que já te desejei).
Não! não é só mais um "bom dia!"
... pois todo dia,
independente do nosso querer,
é oportunidade de renovação
... como o "leite das pedras",
por enquanto, pra mim, um anseio.
Retificando:
Bom dia! um bom novo dia!

24/7/05 11:50 da manhã  
Blogger paper life deixou estas gotas

Que beleza de "bom dia"!

Ainda que eu saiba que era sua intenção dar-mo no 1º dia de trabalho depois de férias, sabe tão bem entrar no dia, com uma amigo tão distante e tão próximo a desejá-lo de verdade: Bom!

Obrigada, Batista.

BOM DIA, para você!

24/7/05 2:05 da tarde  
Blogger wind deixou estas gotas

E continua em construção....ehehhehehh. beijos

24/7/05 4:51 da tarde  
Blogger paper life deixou estas gotas

wind, continua sim, engraçadinha! lolol

É uma ideia que me dança na cabeça e se calhar nem sai mas, com limpezas dificilmente articulo quanto mais escrevo.

;) bjs

24/7/05 7:34 da tarde  
Blogger paper life deixou estas gotas

Pronto, wind, mal ou bem, já acabou a construção. Mas agora paga ao mestre de obras.

;)

Bjs a todos

25/7/05 3:48 da tarde  
Blogger Lumife deixou estas gotas

Que saudades que me dão teus escritos que para mim são claras imagens de tempos que povoam minha memória. Podes crer que penso seres uma companheira dos tempos idos a viver mil aventuras nesses campos de que sinto os cheiros, vejo as cores. É um sonho permanente que só em sonhos de mim se apodera. A realidade é mais dura e menos doce.

Bjs.

25/7/05 5:32 da tarde  
Blogger batista filho deixou estas gotas

"- tenho de aprender a tirar leite das pedras, como os malmequeres."
... já aprendeste!
:)
Valeu a espera!!!

25/7/05 6:19 da tarde  
Blogger wind deixou estas gotas

Belo texto, cheio de humanidade:) beijos

25/7/05 8:18 da tarde  
Blogger ognid deixou estas gotas

mehari, citroen :) o que tu me lembraste minha Irmã. grande texto. para quem não escreve não está mal de todo ;) um beijo grande

25/7/05 9:06 da tarde  
Blogger Lina deixou estas gotas

Fiquei embevecida com esta história..., tb quero aprender a tirar leite das pedras como os malmequeres :).
Beijo grande e obrigada pela tua visita e pelas tuas sempre ternurentas palavras.

25/7/05 10:18 da tarde  
Blogger Mocho Falante deixou estas gotas

Este texto fez-me lembrar a minha infância, quando acordava de manhã nos dias de páscoa na casa de campo da familia e mal saía a porta de casa era invadido pelo cheiro a terra molhada da cacimba que durante a noite caía.

É sempre bom vir aqui

25/7/05 11:39 da tarde  
Blogger paper life deixou estas gotas

Meus queridos visitantes e amigos, antes de ir descansar, que as férias terminaram, quero deixar um obrigada a todos e beijos carinhosos.

:)

26/7/05 12:10 da manhã  
Blogger paper life deixou estas gotas

Batista, um obrigada especial para si que fez a revisão do texto.

:)

Perdoe o fim de conversa meio abrupto mas foi culpa do modem. tive de o reinstalar até agora e ainda não está completo mas deu para vir à net explicar.

Para o resto vou precisar de ajuda da net cabo.

Abraço amigo.

26/7/05 1:28 da manhã  
Blogger batista filho deixou estas gotas

eheheheh

26/7/05 4:10 da manhã  
Blogger adesenhar deixou estas gotas

hummm!
cheguei atrasado !
mas a tempo de ler mais um
belo texto :)

:)

26/7/05 10:20 da manhã  
Blogger Caracolinha deixou estas gotas

E S P E C T A C U L A R !!!!

Obrigada por esta linda partilha !!!!

Um Beijão Encaracoladinho ~:o)

26/7/05 10:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home